Padrões de coluna

Porque falar sobre a coluna vertebral? Porque ela é o pilar central, o ponto de partida de todos os gestos fisiológicos, tanto a nível mecânico quanto a nível neural. No ser humano ela é desenvolvida pela notocorda a partir da 3ª semana de gestação e vai tomando forma a partir da lei cefalo-caudal. Apesar do seu nome, a coluna não é algo rígido e retilíneo, ela sustenta a nossa “casa”, isto é, nosso corpo, de modo sinusoidal, com quatro curvas fundamentais que favorecem a distribuição de forças e possibilita o movimento em todas as direções e planos: sagital, frontal e horizontal e necessita de estabilidade e mobilidade.

Joseph Pilates tinha como objetivo de seu método a reconquista da saúde física e da boa postura, por isso, encontramos em cada um dos seus aparelhos exercícios específicos para trabalhar a mobilidade da coluna vertebral que; junto com o principio do POWER HOUSE; dá estabilidade através dos músculos e ligamentos e possibilita a coluna vertebral de realizar a sua dupla função: sustentação e mobilidade da coluna vertebral.

O objetivo desse curso é relacionar os padrões de coluna  (flexão, extensão, inclinação e torção) dentro do método Pilates nos aparelhos de forma progressiva e complementar, de forma a utilizar a coluna vertebral em todo seu potencial biomecânico e funcional.

Carga horária: 8 h por dia – TOTAL 16 h

GYROTONIC®, GYROTONIC® & Logo, GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®, GYROKINESIS®,
and The Art of Exercising and Beyond® são marcas registradas e são utilizadas com a autorização da Gyrotonic Sales Corp

Copyright © 2023 - Valéria Mauriz - Desenvolvimento: Design com Conteúdo