Genitália Externa – Clitóris

Genitália Externa

CLITÓRIS

Apesar de ser reconhecidamente o órgão mais importante na excitação e satisfação sexual feminina, o conhecimento a respeito do clitóris é ainda defasado e negligenciado, mais uma vez, em consequência da noção patriarcal que coloca a sexualidade feminina como tabu.

Ele é composto por seis partes: glande, ligamento suspensor, corpo, raiz, crus clitóris e bulbo do vestíbulo. Possui partes externas e internas, essas, envolvidas por tecido adiposo dos lábios menores e amplamente vascularizada, inferiormente aos arco e sínfise púbicos. Elas incluem corpo, crus clitóris e bulbo vestibular. A parte externa consiste na glande, coberta pelo prepúcio anteriormente e delimitada pelo frênulo posteriormente.

O clitóris possui relação íntima tanto com a uretra como com a vagina, uma vez que praticamente envolve a uretra distal, localiza-se abaixo da pele vestibular e reveste as paredes laterais da porção distal da vagina. Essas estruturas compartilham vascularização e inervação, além de moverem-se simultaneamente durante a atividade sexual.

O clitóris foi desvendado pela urologista australiana Helen O’Connell, da Universidade de Melbourne, em Sydney, há vinte anos. Decepcionada com o fato de que os principais livros de referência sobre anatomia traziam menções bem superficiais sobre o clitóris, ela decidiu estudar o assunto por conta própria e descobriu que o órgão tem mais nervos e vasos sanguíneos do que se supunha, além de partes não visíveis.Publicada em julho de 1998 no “The Journal of Urology”, a pesquisa de Helen O’Connell, portanto, é reveladora e muito útil. Em seus estudos, a médica contou com a colaboração de John Hutson, especialista em cirurgia de reconstrução genital, e analisou, por meio de autópsias, a estrutura do clitóris via microdissecção, que permite a identificação e separação de nervos e de pequenos vasos. Entre as principais descobertas destaca-se o fato de que a maior parte do clitóris se encontra no interior do corpo, algo que até mesmo a anatomia mais recente havia desprezado até então.

1) A maioria das pessoas conhecem só a pontinha que se chama “glande do clitóris”, mas na realidade, o órgão tem, em média 10cm, sendo que sua maior parte está internalizada, ou seja, “escondida”

2) O clitóris pode crescer durante a Menopausa

3) Sua função é o prazer feminino – ele tem 8.000 terminações nervosas e ligação com mais 15.000

4) O órgão não envelhece, ou seja, a mulher terá prazer por toda sua vida

5) As Mulheres precisam de estimulação clitoriana para chegar ao orgasmo.

6) Ele aumenta de tamanho quando a mulher está excitada

7) Assim como os outros componentes da Vulva, o clitóris varia de mulher para mulher

8) O ponto G está ligado ao clitóris, pois a parte interna dele está diretamente conectada às paredes da vulva. E mais, há estudos apontando que o órgão seria o responsável por todos os orgasmos

GYROTONIC®, GYROTONIC® & Logo, GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®, GYROKINESIS®,
and The Art of Exercising and Beyond® são marcas registradas e são utilizadas com a autorização da Gyrotonic Sales Corp

Copyright © 2023 - Valéria Mauriz - Desenvolvimento: Design com Conteúdo