Órgãos reprodutores
Útero
O útero é um órgão do sistema reprodutivo feminino que possui como estruturas: o fundo, o corpo e o o colo do útero. Sua principal função é ser o “berço do bebê”, abrigar e dar estrutura para um novo ser humano surgir, se desenvolver e crescer, por isso o útero é um órgão móvel, flutuante, pois apesar de ser um órgão que se instala dentro da cavidade pélvica, durante a gestação ele migra e vai adentrar a cavidade abdominal. Nessa fase da vida da mulher, o útero cresce até 5 vezes o seu tamanho e aumenta até 20 vezes o seu peso, já que vai conter o feto, a placenta, o liquido amniótico e as membranas.
O útero é um órgão muscular composto de três camadas:
1) Serosa, que e a primeira camada externa , conjuntiva, que conecta o útero com a cavidade pélvica.
2) Miométrio, que é a camada média, constituída de músculo liso. Por ser contituida de fibras musculares, é essa camada que vai proporcionas as contrações de treinamento (Braxton Hicks) sentidas pela mulher que está gestando e que vai ser fundamental para as contrações durante o trabalho de parto.
3) Endométrio ( mucosa endometrial) é a camada mais interna, constituída de um epitélio escamoso estratificado não queratinizado, composto por um stratum badale mais profundo e um stratum funcional mais superficial, renovado ciclicamente, crescendo sob a ação dos estrogênio e da progesterona e desagregando-se, posteriormente, na menstruação.
O útero apresenta um estreitamento inferior, o colo do útero ou cérvix, que se abre na vagina. O colo do útero, portanto, é a porta de entrada do útero. Anatomicamente, deve permitir a passagem de espermatozoides para o útero através do canal endocervical, produzir muco para facilitar esse processo e o transporte de espermatozoides até as tubas uterinas. Por ser uma região de transição e produzir muco com substâncias bactericidas, ele funciona como um tampão e impede que corpos estranhos e diferentes patógenos sejam carregados para dentro do útero.
Durante a gestação, o colo do útero fica grosso, muda de coloração e fica mais espesso, justamente para aumentar a proteção não só do útero mas também do feto. A parte interna do colo do útero – chamado de orifício interno do útero – fica fechado até o fim da gestação e, além disso, ocorre também a produção de um tampão mucoso diferenciado para a proteção do feto.
Quando o trabalho de parto tem início, o orifício interno do útero relaxa e o colo uterino dilata para facilitar o nascimento do bebê.
O útero está intimamente relacionado na frente com a bexiga e atrás com o reto. Esses três órgãos são considerados órgãos pélvicos. A relação com a bexiga e o reto auxiliam a sua sustentação dentro da pelve, junto com os músculos do assoalho pélvico e com os ligamentos uterinos, que são: ligamento largo, ligamento redondo e ligamento útero-sacro.
O útero é um órgão incrível pois além de ser o “berço” do bebê, ele se distende e muda de posição no corpo feminino. Está intimamente ligado a criatividade e aos fluxos, como o mar e a lua. Receptáculo da vida.