Órgãos reprodutores
Mamas
A mama feminina é composta por lobos (glândulas produtoras de leite) , por ductos (pequenos tubos que transportam o leite dos lobos ao mamilo e por estroma (tecido adiposo e tecido conjuntivo) que envolve os ductos e lobos.
Exteriormente, a mama é coberta por uma pele lisa. Em seu centro, aparecem a aréola, que tem forma arredondada e coloração mais escura, e as papilas, pequenos furos no mamilo onde desembocam os ductos lactíferos. Em volta do mamilo se encontram as glândulas areolares ou glândulas de Montgomery, que produzem secreções sebáceas que mantêm o mamilo lubrificado.
A função das mamas é produzir o leite que serve de alimento para os bebês. As glândulas mamárias se distribuem por toda a mama, porém se concentram na área próxima ao mamilo.
Os mamilos têm capacidade erétil e respondem a estímulos sexuais e ao frio, tanto nas mulheres quanto nos homens, que também têm glândulas mamárias, embora menos desenvolvidas.
As mamas começam a se desenvolver na puberdade graças aos hormônios femininos, principalmente a progesterona e o estrógeno, produzidos nos ovários. O tamanho e o formato das mamas variam de mulher para mulher e não interferem na produção do leite.
Na gravidez, o aumento dos hormônios estrogênio e progesterona estimulam o desenvolvimento das glândulas mamárias. Durante a gestação, a mulher pode secretar uma substância chamada colostro. Após o parto, dois hormônios são fundamentais para o processo de lactação: a Prolactina, que produz o leite e a Ocitocina, que faz a ejeção do leite. Logo após o parto, as mamas produzem o colostro que é um líquido espesso e amarelado, rico em anticorpos que desempenham um papel fundamental na imunidade e desenvolvimento saudável do bebê. Geralmente sua secreção dura de três a cinco dias, sendo substituído por leite maduro após esse período. A amamentação é um processo natural mas não é inato: tanto o bebê quanto a mulher vão aprender como realiza esse processo. No inicio, pode ser muito doloroso, visto que as mamas são sensíveis e também o bebê está aprendendo a realizar a “pega”, no passar do tempo esse processo pode ficar mais prazeroso , já que a ocitocina liberada aumento vínculo mãe-bebê. É importante ficar atenta durante o processo da amamentação para algumas situações e procurar ajuda quando ocorrer fissuras mamilares, inflamação ou qualquer situação de desconforto. As mamas são fundamentais tanto para a sexualidade feminina quanto para nutrir uma nova vida.