Durante a gestação, a musculatura abdominal irá se distender para possibilitar a mudança de posição do útero, seu crescimento e o desenvolvimento fetal, portanto esse distendimento é necessário e vai ser apoiado pelo sistema hormonal que permite mudanças nas estruturas desse tecido.
A mudança hormonal, junto com a sobrecarga e com o aumento de pressão intra abdominal favorece o impacto na linha Alba, onde os músculos abdominais estão inseridos e com isso surge a Diástase Abdominal.
Os estudos recentes nos dão a referência que até 100% das mulheres poderão desenvolver a Diástase no período gestacional, portanto devemos ter um cuidado de conter esse impacto na linha Alba para não promover uma disfunção futura.
O retorno da musculatura abdominal às condições pré gravidícas pode levar até 6 meses após o parto mas, dependendo de como o corpo feminino for estimulado nesse período, podemos agravar a condição da Diástase. Por isso é importante uma avaliação para verificar o impacto da gestação na linha Alba e promover estímulos que favoreçam seu retorno.
O grande erro nesse quesito é estimular exercícios que requerem uma força que as estruturas ainda não estão na condição favorável de exerce-las, o que pode piorar o quadro e até levar à outras disfunções . Sabemos que a Diástase Abdominal pode ocasionar incontinência urinária, prolapsos e dor lombar, por isso a importância de estimular corretamente essa estrutura que se relaciona com outras partes do corpo, com ênfase no Diafragma torácico, mas que também se relaciona com a pelve, com as costelas, com a coluna, com o assoalho pélvico.
No tratamento da Diástase Abdominal iremos:
- Avaliar a distância entre retos e sua localização
- Avaliar o comprimento da Diástase
- Verificar o tônus basal da musculatura abdominal
- Verificar o efeito do aumento de pressão na musculatura abdominal
- Realizar liberação miofascial do Diafragma torácico
- Prescrever exercícios compatíveis para cada corpo
- Estimular o retorno ao centro de gravidade
- Estimula a postura
- Prescrever exercícios hipopressivos
É importante enfatizar que o envolvimento da mulher nesse processo é fundamental para o sucesso da terapêutica.
Aulas on-line / presenciais
As aulas tem uma hora de duração e podem ser realizadas individuais ou em grupo.